Pesquisa Personalizada

terça-feira, 30 de junho de 2015

Lockheed L-149-46-26 Constellation - PP-PDF

Panair do Brasil. Lockheed L-149-46-26 Constellation, matrícula PP-PDF (cn 2038). Aeroporto de Hamburgo.
Registro fotográfico garimpado na rede. Informações adicionais serão bem vindas.
Sobre a aeronave:
Construído em 1946, foi equipado com quatro motores Wright Cyclone R-3550 (745C188A3).
Adquirido pela PAN AM em 21 de janeiro de 1946 foi matriculado N88838, batizado “Clipper Donald McKey”.
Convertido para a versão L-149.
Transferido para a Panair do Brasil em 07 de dezembro de 1953, foi matriculado PP-PDF, batizado “Bandeirante Garcia Rodrigues Paes Leme”.
Foi retirado de uso e armazenado no Aeroporto Internacional do Galeão (GIG), em fevereiro de 1964.

Sucateado em 1974; desmontado e vendido a preço de ferro velho.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Nas escadas da Panair - PP-PDF


Panair do Brasil. Lockheed L-049 Constellation, matrícula PP-PDE (cn 2047). Em algum lugar do passado.

Registro fotográfico garimpado na rede. Informações adicionais serão bem vindas.

Sobre a aeronave:

Construído em 1946, foi equipado com quatro motores Wright Cyclone R-3550 (745C188A3) radial.

Adquirido pela PAN AM (Pan American Airways) em 08 de março de 1946 foi matriculado N88847, batizado “Clipper Hotspur”.

Adquirido pela Panair do Brasil em 30 de julho de 1953 foi matriculado PP-PDE, batizado “Bandeirante Estevão Ribeiro Baião Parente”.

W/O reportado em 14 de dezembro de 1962 em Manaus/AM, nas proximidades de Rio Preto do Eva, durante procedimento de aproximação noturna.


Registro cancelado em 01 de novembro de 1963, por despacho publicado no DOU de mesma data, p. 9235 – Seção I.

domingo, 28 de junho de 2015

Lockheed L-049 Constellation - PP-PDE


Panair do Brasil. Lockheed L-049 Constellation, matrícula PP-PDE (cn 2047). Aeroporto Internacional do Galeão, Rio de Janeiro.

Registro fotográfico garimpado na rede. Informações adicionais serão bem vindas.

Sobre a aeronave:

Construído em 1946, foi equipado com quatro motores Wright Cyclone R-3550 (745C188A3) radial.

Adquirido pela PAN AM (Pan American Airways) em 08 de março de 1946 foi matriculado N88847, batizado “Clipper Hotspur”.

Adquirido pela Panair do Brasil em 30 de julho de 1953 foi matriculado PP-PDE, batizado “Bandeirante Estevão Ribeiro Baião Parente”.

W/O reportado em 14 de dezembro de 1962 em Manaus/AM, nas proximidades de Rio Preto do Eva, durante procedimento de aproximação noturna.


Registro cancelado em 01 de novembro de 1963, por despacho publicado no DOU de mesma data, p. 9235 – Seção I.

sábado, 27 de junho de 2015

Lockheed L-049 Constellation - PP-PCF


Panair do Brasil. Lockheed L-049 Constellation, matrícula PP-PCF (cn 2049). Aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro.

Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais serão bem vindas.

Breve histórico da aeronave:

Construído em 1946, foi equipado com quatro motores Wright Cyclone R-3550 (745C188A3), radial, adquirido pela Pan American Airways (PAN AM), em 22 de março de 1946, matriculado N88849.

Permaneceu na PAN AM até julho de 1946 quando foi transferido para a Panair do Brasil, sem nunca ter voado pela PAN AM.

Matriculado PP-PCF, batizado "Bandeirante Antônio Rodrigues Velho" e, algum tempo depois foi re-batizado "Bandeirante Manoel de Borba Gato".

A Panair operou este equipamento entre julho de 1946 a 14 de julho de 1962, oportunidade em que foi retirado de uso e armazenado no Aeroporto Internacional do Galeão, Rio de Janeiro.


No ano de 1969 foi desmontado e vendido a preço de ferro velho.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Consolidated PBY 5A Catalina - PP-PCY


Panair do Brasil. Consolidated PBY 5A Catalina, registro PP-PCY (cn 242). Em algum lugar do passado.

Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais serão bem vindas.

Breve histórico da aeronave:

Construído em meados de 1943, pela Boeing Canadá, Vancouver, sob supervisão da Canadian Vickers Co., foi equipado com dois motores Pratt & Whitney R-1830-92.

Os registros desta aeronave iniciam-se em 25 de outubro de 1943, como pertencente ao Eastern Air Command, matricula 5 (BR).

Permaneceu em missões de patrulhamento pela costa até ser vendido pela Charles Babb Co. de Nova York, em novembro de 1947.

Adquirido pela Panair do Brasil em 05 de dezembro de 1947, matriculado PP-PCY, foi registrado em 04 de janeiro de 1948, batizado “Bandeirante Antônio Dias Adorno”. 

 W/O reportado em 30 de outubro de 1961, na localidade de Parintins, Amazonas:
“Em 30/10/1961, incêndio a bordo obriga o piloto Daniel Portela a pousar no Lago do Taperebá em operação de emergência o Catalina PP-PCY”.


Registro cancelado em 09 de abril de 1962, despacho publicado no DOU de 24 de abril de 1962, p. 47 – Seção I – cancelada também a matricula PP-PDO, na mesma página.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Fairchild 91 – Baby Clipper - PP-PAT


Panair do Brasil. (Fairchild 91 – Baby Clipper), registro PP-PAT (cn 9403). Belém/PA, década de 30/40.

Registro fotográfico recuperado de vídeo, informações adicionais serão bem vindas.

Breve histórico da aeronave:

Construído no ano de 1936, pela Fairchild Aircraft Corporation, Hagerstown, Maryland, EUA, foi equipado com um motor Pratt & Whitney PW Hornet S2E-G radial (750hp). Apenas três modelos nesta configuração foram construídos, a pedido da PAN AM: o NC14743 – protótipo com flutuadores de asa retrátil e “zap flaps”, o NC14744 (PP-PAP) e o NC15952 (PP-PAT).

Erroneamente, assim, passamos a identificar o PP-PAT como sendo o Fairchild XA-942A, quando o modelo correto é “Fairchild 91 – Baby Clipper”.

Adquirido novo pela PAN AM (Pan American Airways) em 06 de janeiro de 1937, foi matriculado NC 15952, configurado para dois tripulantes (pilotos) e oito passageiros.

Transferido para a Panair do Brasil em fevereiro de 1937, foi matriculado PP-PAT, operado até meados de 1944.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Consolidated Commodore 16-1 - PP-PAG


Panair do Brasil. Consolidated Commodore 16-1, registro PP-PAG (cn 6). Em algum lugar do passado.

Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais serão bem vindas.

Breve histórico da aeronave, e da companhia:

Construído no final da década de 20, início dos anos 30, foi equipado com dois motores Pratt & Whitney Hornet  Engines (575hp).
Adquirido inicialmente pela NYRBA - New York -, foi matriculado NC 662M, batizado "Uruguay", e posteriormente "São Paulo".
Em 15 de setembro de 1930, a NYRBA norte americana foi incorporada pela PAN AM (Pan American Airways); como resultado, também incorporou toda a sua frota e suas filiais.

No Brasil, a subsidiária NYRBA do Brasil S.A., criada em 24 de janeiro de 1930, foi extinta em 17 de outubro de 1930, pela PAN AM, e em 21 de novembro desse ano, nasceu a Panair do Brasil, agora subsidiária da PAN AM, cuja primeira operação ocorreu em 28/11/1930, ligando Belém e Santos.


Transferido para a Panair do Brasil, em meados de 1930, foi matriculado P-BDAG, rematriculado PP-PAG em 1931. Permaneceu em operação na Panair até o ano de 1944, oportunidade em que foi transferido para a FAB, batizado "Manaus".

terça-feira, 23 de junho de 2015

Consolidated Commodore 16-1 - PP-PAG


Panair do Brasil. Consolidated Commodore 16-1, registro PP-PAG (cn 6). Aeroporto Santos Dumont (SDU). Década de 40.

Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais serão bem vindas.

Breve histórico da aeronave, e da companhia:

Construído no final da década de 20, início dos anos 30, foi equipado com dois motores Pratt & Whitney Hornet  Engines (575hp).
Adquirido inicialmente pela NYRBA - New York -, foi matriculado NC 662M, batizado "Uruguay", e posteriormente "São Paulo".
Em 15 de setembro de 1930, a NYRBA norte americana foi incorporada pela PAN AM (Pan American Airways); como resultado, também incorporou toda a sua frota e suas filiais.

No Brasil, a subsidiária NYRBA do Brasil S.A., criada em 24 de janeiro de 1930, foi extinta em 17 de outubro de 1930, pela PAN AM, e em 21 de novembro desse ano, nasceu a Panair do Brasil, agora subsidiária da PAN AM, cuja primeira operação ocorreu em 28/11/1930, ligando Belém e Santos.


Transferido para a Panair do Brasil, em meados de 1930, foi matriculado P-BDAG, rematriculado PP-PAG em 1931. Permaneceu em operação na Panair até o ano de 1944, oportunidade em que foi transferido para a FAB, batizado "Manaus".

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Consolidated Commodore 16-1 - P-BDAG


Panair do Brasil. Consolidated Commodore 16-1, registro P-BDAG (cn 6). Rio de Janeiro.

Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais serão bem vindas.

Breve histórico da aeronave, e da companhia:

Construído no final da década de 20, início dos anos 30, foi equipado com dois motores Pratt & Whitney Hornet  Engines (575hp).
Adquirido inicialmente pela NYRBA - New York -, foi matriculado NC 662M, batizado "Uruguay", e posteriormente "São Paulo".
Em 15 de setembro de 1930, a NYRBA norte americana foi incorporada pela PAN AM (Pan American Airways); como resultado, também incorporou toda a sua frota e suas filiais.

No Brasil, a subsidiária NYRBA do Brasil S.A., criada em 24 de janeiro de 1930, foi extinta em 17 de outubro de 1930, pela PAN AM, e em 21 de novembro desse ano, nasceu a Panair do Brasil, agora subsidiária da PAN AM, cuja primeira operação ocorreu em 28/11/1930, ligando Belém e Santos.


Transferido para a Panair do Brasil, em meados de 1930, foi matriculado P-BDAG, rematriculado PP-PAG em 1931. Permaneceu em operação na Panair até o ano de 1944, oportunidade em que foi transferido para a FAB, batizado "Manaus".

domingo, 21 de junho de 2015

Consolidated Commodore 16-1 - PP-PAG


Panair do Brasil. Consolidated Commodore 16-1, registro PP-PAG (cn 6). Santarém, ancoradouro das Catraias. Década de 40.

Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais serão bem vindas.

Breve histórico da aeronave, e da companhia:

Construído no final da década de 20, início dos anos 30, foi equipado com dois motores Pratt & Whitney Hornet  Engines (575hp).
Adquirido inicialmente pela NYRBA - New York -, foi matriculado NC 662M, batizado "Uruguay", e posteriormente "São Paulo".
Em 15 de setembro de 1930, a NYRBA norte americana foi incorporada pela PAN AM (Pan American Airways); como resultado, também incorporou toda a sua frota e suas filiais.

No Brasil, a subsidiária NYRBA do Brasil S.A., criada em 24 de janeiro de 1930, foi extinta em 17 de outubro de 1930, pela PAN AM, e em 21 de novembro desse ano, nasceu a Panair do Brasil, agora subsidiária da PAN AM, cuja primeira operação ocorreu em 28/11/1930, ligando Belém e Santos.


Transferido para a Panair do Brasil, em meados de 1930, foi matriculado P-BDAG, rematriculado PP-PAG em 1931. Permaneceu em operação na Panair até o ano de 1944, oportunidade em que foi transferido para a FAB, batizado "Manaus".

sábado, 20 de junho de 2015

Consolidated Commodore 16-2 - P-BDAI


Panair do Brasil. Consolidated Commodore 16-2, registro P-BDAI (cn 10). Em algum lugar do passado.

Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais serão bem vindas.

Breve histórico da aeronave, e da companhia:

Construído em 11 de junho de 1930, foi equipado com 2 motores Pratt & Whitney Hornet Engines (575hp), na configuração para 22 passageiros.

Adquirido novo pela NYRBA (New York - Rio - Buenos Aires Line), em 15 de junho de 1930, foi matriculado NC 666M, batizado “Miami”.

Em meados de 1930, foi transferido para a Trimotor Safety Airways, Inc., matriculado R-ACWT (operado pela NYRBA - Argentina).

Em 15 de setembro de 1930, a NYRBA norte americana foi incorporada pela PAN AM (Pan American Airways); como resultado, também incorporou toda a sua frota. O R-ACWT teve a matricula cancelada.

No Brasil, a subsidiária NYRBA do Brasil S.A., criada em 24 de janeiro de 1930, foi extinta em 17 de outubro de 1930, pela PAN AM, e em 21 de novembro desse ano, nasceu a Panair do Brasil, agora subsidiária da PAN AM, cuja primeira operação ocorreu em 28/11/1930, ligando Belém e Santos.
A frota da nova empresa – Panair do Brasil - incluía 8 hidroaviões (4 Consolidated Commodore e 4 Sikorsky S-38B, entre eles o NC 666M, agora rematriculado P-BDAI, cuja entrega ocorreu em 20 de março de 1931.

Transferido para a Base da PAN AM em Dinner Key no mês de janeiro de 1933, foi submetido à revisão.

Em 11 de março de 1933, retornou à Panair do Brasil, rematriculado para PP-PAI, ficando em operação até meados de 1940, quando teve a matricula cancelada em 27 de setembro.

Em 22 de março de 1941, foi transferido para a FAB, na Base de Belém.


w/o reportado em 10 de junho de 1941, em Belém/PA, durante vôo de demonstração.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Lockheed L-049 Constellation - PP-PDE


Panair do Brasil. Lockheed L-049 Constellation, matrícula PP-PDE (cn 2047). Em algum lugar do passado.

Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais serão bem vindas.

Disponível em:

www.zoggavia.com

Sobre a aeronave:

Construído em 1946, foi equipado com quatro motores Wright Cyclone R-3550 (745C188A3) radial.

Adquirido pela PAN AM (Pan American Airways) em 08 de março de 1946 foi matriculado N88847, batizado “Clipper Hotspur”.

Adquirido pela Panair do Brasil em 30 de julho de 1953 foi matriculado PP-PDE, batizado “Bandeirante Estevão Ribeiro Baião Parente”.

W/O reportado em 14 de dezembro de 1962 em Manaus/AM, nas proximidades de Rio Preto do Eva, durante procedimento de aproximação noturna.


Registro cancelado em 01 de novembro de 1963, por despacho publicado no DOU de mesma data, p. 9235 – Seção I.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Lockheed 18-10-01 Lodestar - PP-PBJ


Panair do Brasil. Lockheed 18-10-01 Lodestar, registro PP-PBJ (cn 18-2116). Em algum lugar do passado.

Registro fotográfico garimpado na rede (JBAN). Informações adicionais serão bem vindas.

Sobre a aeronave:

Construído em 1941, foi equipado com dois motores Pratt & Whitney Twin Wasp S1C3-G.
Inicialmente matriculado NC 34909 pela Lockheed Aircraft Corp. em junho de 1941.

Adquirido pela Pan American Airways (PAN AM), em 15 de dezembro de 1941, manteve a mesma matricula, registrado em 12 de janeiro de 1942.

Transferido à Panair do Brasil, em 26 de dezembro de 1941, foi matriculado PP-PBJ, registrado em 12 de fevereiro de 1942.

Em 30 de janeiro de 1942, registro deferido pela Diretoria de Aeronáutica Civil nessa data, publicado no DOU de 05/02/1942 – pg. 26. Seção I, tendo permanecido na companhia até 1944.

Reportado w/o, em 24 de agosto de 1944, sob o comando dos pilotos Bano Luiz Tenan e Alberto Dias Santos Brandão.


Fonte: The Lockheed Twins

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Douglas DC-8-33 PP-PDT


Panair do Brasil. Douglas DC8-33, registro PP-PDT (cn 45273/121). Em algum lugar do passado.

Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais serão bem vindas.

Sobre a aeronave:

Construído em 1961, foi equipado com quatro motores Pratt & Whitney JT4A-11.

Adquirido pela PAN AM em março 1961, foi matriculado N820PA, batizado "Clipper Morning Star", porém, nunca utilizado.

Transferido para a Panair do Brasil em 21 de março de 1961 foi matriculado PP-PDT, batizado "Bandeirante Brás Cubas".


W/O reportado em 20 de fevereiro de 1962 durante a decolagem noturna, no Aeroporto Internacional do Galeão (GIG).

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Douglas DC-8-33 PP-PDT


Panair do Brasil. Douglas DC8-33, registro PP-PDT (cn 45273/121). Aeroporto Internacional do Galeão, Rio de Janeiro.

Registro fotográfico garimpado na rede (Revista Flap - jetsite.com.br), informações adicionais serão bem vindas.

Sobre a aeronave:

Construído em 1961, foi equipado com quatro motores Pratt & Whitney JT4A-11.

Adquirido pela PAN AM em março 1961, foi matriculado N820PA, batizado "Clipper Morning Star", porém, nunca utilizado.

Transferido para a Panair do Brasil em 21 de março de 1961 foi matriculado PP-PDT, batizado "Bandeirante Brás Cubas".


W/O reportado em 20 de fevereiro de 1962 durante a decolagem noturna, no Aeroporto Internacional do Galeão (GIG).