Panair do Brasil. Douglas DC 8-33, registro PP-PDS (cn 45272/118). In flight. Em algum lugar do passado.
Este belíssimo registro fotográfico foi garimpado na rede durante minhas incansáveis pesquisas. Acabei comprando a fotografia. Informações adicionais, que possam colaborar na identificação do local, data e nome do fotógrafo, para lançarmos os devidos créditos, serão bem vindas! Por favor, contate-nos!
Histórico:
Construído em 17 de novembro de 1960, foi equipado com motores JT4A-11. Adquirido novo pela PAN AM, foi matriculado N819PA. Porém, nunca voou sob suas cores. Foi transferido, logo a seguir, em 21 de Março de 1961, para a Panair do Brasil, matriculado PP-PDS, batizado "Bandeirante Manuel de Borba Gato".
Com "Pouso Forçado" da Panair, este equipamento foi transferido para a VARIG em julho de 1965, que assumiu, entre outras, as rotas internacionais da PANAIR então operadas com o PDS. O PP-PDS permaneceu com a VARIG até Outubro de 1975.
Três belos registros fotográficos dessa época podem ser encontrados nos links:
www.planepictures.net/netshow.php?id=483912
www.airliners.net/photo/Varig/Douglas-DC-8-33/0103642/L/
www.planepictures.net/netshow.php?id=50813
www.planepictures.net/netshow.php?id=483912
www.airliners.net/photo/Varig/Douglas-DC-8-33/0103642/L/
www.planepictures.net/netshow.php?id=50813
Em 15 de fevereiro de 1978 foi transferido para a American Jet Industries, matriculado N59AJ, e batizado "The Silver Arrow".
Veja o registro aqui:
www.airliners.net/photo/Untitled/Douglas-DC-8-33/1070249/L/
www.airliners.net/photo/Untitled/Douglas-DC-8-33(F)/01973...
www.airliners.net/photo/Untitled/Douglas-DC-8-33(F)/01973...
Em Março de 1979, foi repassado para a Gulfstream American. Convertido para a versão "freighter" 33F 2-80 (DC 8-33F-2-80). Armazenado em Mojave no mês de setembro de 1981. Veja o intrigante registro desse momento:
Em janeiro de 1985 foi adquirido pela Charlotte Aerospace Company. Em 14 de Junho de 1989, pela Jet Aviation Components & Aircraft. Em 15 de agosto de 1990, foi repassado à LAC Colombia; arrendado em março de 1991 para Tocumen Air Cargo, matriculado HP-1166TCA.
Confira:
Finalmente, arrendado à Export Air, em 20 de fevereiro de 1992, matriculado OB-1456, até ser totalmente deteriorado em IQT.
O que restou dele, sob a Bandeira da Export Air, pode ser visto aqui:
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