Pesquisa Personalizada

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Douglas DC 8-33 - PP-PDS



Panair do Brasil. Douglas DC 8-33, registro PP-PDS (cn 45272/118). Aeroporto Internacional do Galeão (GIG).

Este belíssimo registro fotográfico foi gentilmente cedido pelo amigo ROUEN

*OBS: Possivelmente extraído do filme "O homem do Rio". Créditos: MGM. Qualquer informação adicional capaz de contribuir na identificação do nome do fotógrafo, local e data exatos será bem vinda. Por favor, contate-nos!

Histórico:

Construído em 17 de novembro de 1960, foi equipado com motores JT4A-11. Adquirido novo pela PAN AM, foi matriculado N819PA. Porém, nunca voou sob suas cores. Foi transferido, logo a seguir, em 21 de Março de 1961, para a Panair do Brasil, matriculado PP-PDS, batizado "Bandeirante Manuel de Borba Gato".

Com "Pouso Forçado" da Panair, este equipamento foi transferido para a VARIG em julho de 1965, que assumiu, entre outras, as rotas internacionais da PANAIR então operadas com o PDS. O PP-PDS permaneceu com a VARIG até Outubro de 1975.

Três belos registros fotográficos dessa época podem ser encontrados nos links: http://www.planepictures.net/netshow.php?id=483912
http://www.airliners.net/photo/Varig/Douglas-DC-8-33/0103642/L/
http://www.planepictures.net/netshow.php?id=50813

Em 15 de fevereiro de 1978 foi transferido para a American Jet Industries, matriculado N59AJ, e batizado "The Silver Arrow".

Veja o registro aqui:
http://www.airliners.net/photo/Untitled/Douglas-DC-8-33/1070249/L/
http://www.airliners.net/photo/Untitled/Douglas-DC-8-33(F)/0197300/L/

Em Março de 1979, foi repassado para a Gulfstream American. Convertido para a versão "freighter" 33F 2-80 (DC 8-33F-2-80). Armazenado em Mojave no mês de setembro de 1981.

Veja o intrigante registro desse momento:
http://www.airliners.net/photo/Untitled-(American-Jet/Douglas-DC-8-33/0329930/L/

Em janeiro de 1985 foi adquirido pela Charlotte Aerospace Company. Em 14 de Junho de 1989, pela Jet Aviation Components & Aircraft. Em 15 de agosto de 1990, foi repassado à LAC Colombia; arrendado em março de 1991 para Tocumen Air Cargo, matriculado HP-1166TCA.

Confira:
http://www.airliners.net/photo/Tocumen-Air-Cargo/Douglas-DC-8-33(F)/0488187/L/

Finalmente, arrendado à Export Air, em 20 de fevereiro de 1992, matriculado OB-1456, até ser totalmente deteriorado em IQT.

O que restou dele, sob a Bandeira da Export Air, pode ser visto aqui: http://www.airliners.net/photo/Untitled-(Export-Air)/Douglas-DC-8-33(F)/0623505/L/
http://www.planepictures.net/netshow.php?id=257514

domingo, 27 de julho de 2008

Douglas DC-6A/C - PP-LFA


Panair do Brasil. Douglas DC 6A/C, registro PP-LFA (cn 45527/1017). Em algum lugar do passado.

Registro fotográfico garimpado na rede (comprei a foto), informações adicionais serão bem vindas.

Um pouco de sua história:

Inicialmente entregue novo ao Loide Aéreo Nacional (LAN - Brasil), em 1959, matriculado PP-LFA. Posteriormente, foi repassado (vendido?) à VASP, Panair do Brasil (alugado da VASP, e devolvido), sempre com o mesmo registro. Finalmente vendido pela VASP à La Cumbre (Bolívia), em 1977, registrado como CP-1283.

O que restou dele pode ser visto aqui:

sábado, 26 de julho de 2008

Lockheed L-049-46-26 Constellation - PP-PCB


Panair do Brasil. Lockheed L-049-46-26 Constellation, matricula PP-PCB (cn 2048). Em algum lugar do 
passado.

Registro fotográfico garimpado na rede. Informações adicionais serão bem vindas!

Sobre a aeronave:

Construído em 1946, foi equipado com quatro motores Wright Cyclone R-3550 (745C188A3), radial.

Adquirido pela PAN AM em 15 de março de 1946, foi matriculado N88848, batizado "Clipper Golden Gate", jamais operado pela PAN AM. Armazenado até julho de 1946, quando foi transferido para a Panair do Brasil.

Transferido para a Panair do Brasil em 21/07/1946, entregue apenas em 27/07/1946, foi matriculado PP-PCB, batizado "Bandeirante Domingos Alfonso Sertão".

Modificado para L-049-46.

Retirado de serviço e estocado no Aeroporto Internacional do Galeão (GIG), parcialmente canibalizado em 1962.

Foi sucateado e desmontado no Rio de Janeiro, em 1969: vendido a preço de ferro velho para a Engenav Engenharia e Construções em 28/04/1969.

Dois aviões da Panair tiveram este registro: o Lockheed Constellation, da foto, Registro PP-PCB, e um Douglas DC-4 (encomenda cancelada), também matriculado PP-PCB.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Douglas DC 8-33 - PP-PDS - In flight



Panair do Brasil. Douglas DC 8-33, registro PP-PDS (cn 45272/118). Inflight.

Histórico:

Construído em 17 de novembro de 1960, foi equipado com motores JT4A-11. Adquiurido novo pela PAN AM, foi matriculado N819PA. Porém, nunca voou sob suas cores. Foi transferido, logo a seguir, em 21 de Março de 1961, para a Panair do Brasil, matriculado PP-PDS, batizado "Bandeirante Manuel de Borba Gato".

Com "Pouso Forçado" da Panair, este equipamento foi transferido para a VARIG em julho de 1965, que assumiu as rotas da PANAIR, operadas com o PDS. O PP-PDS permaneceu com a VARIG até Outubro de 1975. Três belos registros fotográficos dessa época podem ser encontrados nos links:

http://www.planepictures.net/netshow.php?id=483912

http://www.airliners.net/photo/Varig/Douglas-DC-8-33/0103642/L/

http://www.planepictures.net/netshow.php?id=50813

Em 15 de fevereiro de 1978 foi transferido para a American Jet Industries, matriculado N59AJ, e batizado "The Silver Arrow".

Veja o registro aqui:

http://www.airliners.net/photo/Untitled/Douglas-DC-8-33/1070249/L/

http://www.airliners.net/photo/Untitled/Douglas-DC-8-33(F)/0197300/L/

Em Março de 1979, foi repassado para a Gulfstream American. Convertido para a versão "freighter" 33F 2-80 (DC 8-33F-2-80). Armazenado em Mojave no mês de setembro de 1981. Veja o intrigante registro desse momento:

http://www.airliners.net/photo/Untitled/American-Jet/Douglas-DC-8-33/0329930/L/

Em janeiro de 1985 foi adquirido pela Charlotte Aerospace Company. Em 14 de Junho de 1989, pela Jet Aviation Components & Aircraft. Em 15 de agosto de 1990, foi repassado à LAC Colombia; arrendado em março de 1991 para Tocumen Air Cargo, matriculado HP-1166TCA. Confira:

http://www.airliners.net/photo/Tocumen-Air-Cargo/Douglas-DC-8-33(F)/0488187/L/

Finalmente, arrendado à Export Air, em 20 de fevereiro de 1992, matriculado OB-1456, até ser totalmente deteriorado em IQT.

O que restou dele, sob a Bandeira da Export Air, pode ser visto aqui:

http://www.airliners.net/photo/Untitled-(Export-Air)/Douglas-DC-8-33(F)/0623505/L/

http://www.planepictures.net/netshow.php?id=257514

terça-feira, 22 de julho de 2008

Fairchild 91 - PP-PAP



Panair do Brasil. Fairchild XA-942A, registro PP-PAP (cn 9402). Aeroporto Santos Dumont (SDU/SBRJ).

Este maravilhoso registro fotográfico foi encontrado durante minhas pesquisas na net. Toda e qualquer informação que nos ajude a descobrir a data, bem como o seu fotógrafo, será bem vinda. Contate-nos.

Disponível em:
http://fotolog.terra.com.br/jban:665

Inicialmente entregue a Pan American Airways, registrado como NC14744. Em julho de 1936 foi trasnferido para a PANAIR DO BRASIL. Em 08 de maio de 1959 foi parcialmente destruido em acidente em Santarém. Somente em 08/12/1941 é que foi reparado!

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Consolidated PBY 5A Catalina - PP-PCZ



Panair do Brasil. Consolidated PBY 5A Catalina, registro PP-PCZ (cn/cv 282). Em algum lugar do passado.

Breve histórico da aeronave:

Construído em meados de 1943, pela Boeing Canadá, Vancouver, sob supervisão da Canadian Vickers Co., foi equipado com dois motores Pratt & Whitney Hornet Engines.

Os registros desta aeronave iniciam-se em 25 de outubro de 1943, como pertencente ao Eastern Air Command, matricula 5 (BR).

Permaneceu em missões de patrulhamento pela costa até ser vendido pela Charles Babb Co. de Nova York, em novembro de 1947.

Adquirido pela Panair do Brasil em 05 de dezembro de 1947, matriculado PP-PCZ, foi registrado em 04 de janeiro de 1948, batizado “Bandeirante Jácome Raymundo de Noronha”.

Em 29 de Janeiro de 1948, em Belém, foi submetido à inspeção completa.

Acidentado em Tapuruquara, Amazonas, em 27 de março de 1960, foi reparado.

W/O reportado em 11 de abril de 1964, na localidade de Portel, Pará. Foi resgatado, porém nunca reparado.

Registro cancelado em 25 de novembro de 1964.

Comentários extraídos do post:


"Assim era a maioria dos "aeroportos" pelo interior do Brasil (principalmente no Norte/Nordeste) durante a década de 30, no início da aviação comercial. Quando muito, havia uma pista de grama e um barracão como terminal e escritório da companhia. Durante a década de 40, a Panair recebeu a incumbência de construir e operar a rede de aeroportos do Nordeste. Até hoje existe uma pendência judicial entre o espólio da Panair e a União a respeito do Aeroporto dos Guararapes em Recife".