Pesquisa Personalizada

domingo, 23 de março de 2008

Douglas DC-8-33 - PP-PDS



Panair do Brasil. Douglas DC-8-33, registro PP-PDS (cn 45272/118). Paris, Orly.

Este belíssimo registro fotográfico foi encontrado na rede durante as minhas pesquisas, informações adicionais serão bem vindas.

História:

O Douglas DC-8-33 foi entregue à PANAIR DO BRASIL em 21 de Março de 1961, registrado como PP-PDS, batizado de "Bandeirante Manuel de Borba Gato". Com "Pouso Forçado" da Panair, este equipamento foi transferido para a VARIG:

www.airliners.net/open.file/0103642/L/

Em julho de 1965, que assumiu as rotas da PANAIR, operadas com o PDS. O PP-PDS permaneceu com a VARIG até Outubro de 1975.

Em 15 de fevereiro de 1978 foi transferido para a American Jet Industries, matriculado N59AJ, e batizado "The Silver Arrow":

www.airliners.net/open.file/1070249/L/

Em Março de 1979, foi repassado para a Gulfstream American. Convertido para a versão "freighter" 33F 2-80 (DC 8-33F-2-80).

Armazenado em Mojave no mês de setembro de 1981. Em janeiro de 1985 foi adquirido pela Charlotte Aerospace Company. Em 14 de Junho de 1989, pela Jet Aviation Components & Aircraft. Em 15 de agosto de 1990, foi repassado à LAC Colombia; arrendado em março de 1991 para Tocumen Air Cargo, matriculado HP-1166. Finalmente, arrendado à Export Air, em 20 de fevereiro de 1992... até ser totalmente deteriorado em IQT.

O que restou dele, sob a Bandeira da Export Air, pode ser visto aqui: www.airliners.net/open.file/0623505/L/

"Todos os registros fotográficos e imagens deste sitio, com os seus devidos créditos - sempre que possível identificar os seus autores - foram feitos para perpetuar a história da aviação comercial brasileira, in casu, da EMPRESA AÉREA PANAIR DO BRASIL, extinta pelo Governo Militar em 1965. Os dados aqui contidos e reproduzidos representam um grande trabalho de pesquisa realizado por mim - um entusiasta da aviação civil e particular admirador da PANAIR DO BRASIL -, em inúmeros sites dedicados ao registro histórico da aviação civil. Seu único objetivo é manter viva a história da aviação brasileira, cujos apontamentos são tão escassos nos dias atuais".

sábado, 15 de março de 2008

Lockheed Constellation - PP-PDG



Panair do Brasil. Lockheed L.149-46-26 Constellation, registro PP-PDG (cn 2037). Rio de Janeiro - Galeao International (Antonio Carlos Jobim) (GIG/SBGL). Brazil, September 24, 1968

Registro fotográfico de VITO CEDRINI, a quem particularmente agradeço pela bela autoria disponível em:


O nosso PP-PDG (cn 2037), tragicamente perdido em acidente no Norte do Brasil (Cruzeiro do Sul - Acre - CZS) em 1972.

Com o "assassinato" da Panair, o PDG foi vendido para um piloto que estava começando a sua própria empresa cargueira, a Arruda.

Era o próprio Arruda quem pilotava esse avião, quando em 29 de maio de 1972, o PDG sofreu o acidente que matou a todos que estavam a bordo e também encerrou a história daquela companhia.

Neste registro histórico podemos ainda encontrar dois equipamentos da PANAIR à direita, quando já estavam estocados aguardando pela ação do tempo! Ambos sucateados e vendidos a preço de ferro velho!

terça-feira, 11 de março de 2008

Lockheed L.049-46-26 Constellation - PP-PCF



Panair do Brasil. Lockheed L.049-46-26 Constellation, registro PP-PCF (cn 2049).

Embora este registro retrate um incidente em 14 de julho de 1962, se trata de um maravilhoso registro fotográfico e histórico, no Aeroporto Rio de Janeiro - Galeao International (Antonio Carlos Jobim) (GIG / SBGL), é de autoria de David John Allen, a quem agradeço a oportunidade de publicação, disponível em:

http://www.airliners.net/photo/Panair-do-Brasil/Lockheed-L-049-Constellation/1328443/L/

Histórico:

Em seus 35 anos de existência a PANAIR DO BRASIL contabilizou em sua frota o total de 16 Lockheed Constellation, modelos L.049 e L.149: o PP-PCF, foi o primeiro recebido. Em 03 de abril de 1946, o PP-PCF, batizado de "Bandeirante Manuel de Borba Gato" (outro diferencial PANAIR, batizando suas aeronaves com o nome dos bandeirantes desbravadores da nova terra chamada BRASIL), inaugurou a primeira linha transoceânica para a Europa, sob a bandeira da pioneira PANAIR DO BRASIL.

O vôo partiu do Rio de Janeiro e efetuou as seguintes escalas: Recife, Dakar, Lisboa, Paris e Londres, sendo este, por sinal, o primeiro avião internacional a pousar no recém inaugurado aeroporto britânico.

Este equipamento foi entregue novo a PAN AM, em 22 de março de 1946, matriculado NC88849. Apesar do registro americano o "Connie" NC88849 NUNCA voou pela PAN AM. Foi diretamente para a então subsidiária PANAIR DO BRASIL, com que permaneceu até ser destruído em data de 14 de julho de 1962, no aeroporto do Rio de Janeiro (GIG).

Possuiu dois "títulos": Bandeirante Antonio Rodrigues Velho (foto) e Bandeirante Manuel de Borba Gato. Em julho 1962, foi retirado de uso e armazenado na base do Rio de Janeiro. Foi finalmente sucateado no ano de 1969.