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quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Consolidated PBY 5A Catalina - PP-PCX


Panair do Brasil. Consolidated PBY 5A Catalina, registro PP-PCX (cn 240/22006). Em algum lugar do passado.

Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais serão bem vindas.

Breve histórico da aeronave:

Construído em meados de 1943, pela Boeing Canadá, Vancouver, sob supervisão da Canadian Vickers Co., foi equipado com dois motores Pratt & Whitney R-1830-92.

Os registros desta aeronave iniciam-se em 05 de abril de 1943, como pertencente ao Eastern Air Command, matricula 5 (BR).

Permaneceu em missões de patrulhamento pela costa até ser vendido pela Charles Babb Co. de Nova York, em novembro de 1947.

Adquirido pela Panair do Brasil em 11 de setembro de 1947, matriculado PP-PCX, registro requerido em 09 de janeiro de 1948, registrado em 15 de julho, batizado “Bandeirante Antônio Pedroso de Alvarenga”.

Em 28 de janeiro de 1948, a Panair comunica a Diretoria de Aviação Civil sobre o correto número de série do aparelho (c/n), como sendo 22006, solicitando alteração nos registros da aeronave.

Submetido a revisão geral em Belém, iniciada em 18 de abril de 1948.

Certificado de registro e licença expedido em 23 de junho de 1948, configurado para o transporte de 15 passageiros.

Em 05 de maio de 1951, em SBBE, durante procedimento de revisão na aeronave, foi constatado pelo DAC a existência de três números de série (c/n) distintos para o PBX: 22006, 9777 e 240.

Em 23 de dezembro de 1960 autorizada a mudança de configuração da aeronave para o transporte de 17 passageiros.

Transferido para a FAB (Base de Belém) em 16 de fevereiro de 1965, após o fechamento da Panair, matriculado C-10 6553. Porém, nunca utilizado, serviu para retirada de peças em reparo a outros Catalinas.

Registro cancelado em 17 de dezembro de 1971 perante o RAB (DAC).

Em 18 de maio de 1978 foi desmontado.

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